Planejamento Estratégico
-
Análise Situacional: Avaliação do ambiente interno e externo da empresa (Análise SWOT, PESTEL).
-
Definição de Objetivos: Estabelecimento de metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e baseadas em tempo).
-
Desenvolvimento de Estratégias: Criação de estratégias para atingir os objetivos definidos.
-
Plano de Ação: Detalhamento das ações necessárias, cronograma e responsáveis.
Plano de Negócios
-
Resumo Executivo: Visão geral do negócio, missão, visão e valores.
-
Análise de Mercado: Pesquisa de mercado, segmentação e análise de concorrência.
-
Estratégia de Marketing e Vendas: Plano detalhado de marketing e vendas.
-
Plano Operacional: Descrição das operações do dia-a-dia.
-
Plano Financeiro: Projeções financeiras, análise de viabilidade e necessidade de financiamento.
Modelo de Negócios
-
Canvas de Modelo de Negócios: Utilização do Business Model Canvas para mapear e visualizar os componentes do negócio (proposta de valor, segmentos de clientes, canais, etc.).
-
Proposta de Valor: Desenvolvimento de uma proposta de valor clara e diferenciada.
-
Fluxos de Receita e Estrutura de Custos: Identificação de fontes de receita e análise de custos.